Como usar as redes sociais de forma correta para aumentar as vendas

Vender nas redes sociais é o melhor caminho para qualquer tipo de empreendedor. Com o avanço da tecnologia, hoje estamos vivendo na época digital onde os empreendedores buscam cada vez mais espaço na mídia. Todos nós já sabemos que as mídias sociais são os maiores ativos para quem busca empreender. Seja no mundo online quanto no offline. É possível montar um negócio do  absoluto zero em poucos dias.

Mas será que você está usando as redes sociais a seu favor quando o assunto é vender? Será possível se destacar em um mercado que vem crescendo cada vez mais?

como vender nas redes sociais

Como vender nas redes sociais e se destacar da concorrência

 

Quando comecei a entender que as redes sociais, como o Facebook, era um ativo, tentei de toda forma divulgar meus produtos lá. Foi até um pouco frustrante saber disso e não conseguir fazer se quer uma venda.

Colocava fotos atraentes dos produtos, divulgava a loja que tínhamos na época, fazia promoção atrás de promoção e de nada adiantava.

Quando entendi que não estava lutando apenas com os meus concorrentes, mas também por atenção; comecei a buscar respostas para finalmente encontrar a solução, encontrei; por isso quero compartilhar. Porque na maioria dos casos acaba desanimando você, empreendedor.

Por onde começar?

A minha resposta é começar a aperfeiçoar as suas habilidades de escrita. Sem um texto bem formulado, com uma escrita ruim e sem algumas técnicas de copy é IMPOSSÍVEL captar a atenção do seu público.

Muitas vezes, empreendedores, vendedores, autônomos, preferem priorizar outros mecanismos (como tempo e frequência de postagem) e deixam de lado a criatividade. Acabam produzindo postagens sem inspiração e desperdiçam um precioso tempo e até mesmo orçamento em uma execução ineficaz.

Leia e aprenda:

» Melhores técnicas de textos para cada rede social. Os leitores vão além de ver você postando conteúdo diariamente nas suas rede. Então aprenda a personalizar mensagens para cada rede social.

» Fórmulas e técnicas de copywriting testadas para criar mensagens convincentes para seu público. Você vai entender os princípios básicos de marketing e persuasão para começar a usar nas suas postagens agora mesmo.

Melhorando o seu texto para engajar o seu público. Por onde começar a escrever?

Conteúdo de qualidade e uma boa copy, criativa e que prenda a atenção do leitor com certeza vão dar grandes vantagens para você em relação da concorrência.

Como se destacar nas redes sociais

Antes de tudo, para poder pensar em uma boa técnica de copy persuasiva, você deve entender que cada rede social tem um número de caracteres exatos para ser usado. Ter uma copy bem definida em algumas redes sociais que oferecem um número muito limitado de caracteres é essencial.

Como estabelecer a voz da sua marca nas redes sociais

Não apenas o twitter, mas as outras redes sociais também tem espaços limitados para postagens. Entender o espaço de cada uma delas é de extrema importância para você já ir planejando a sua copy.

Mas como você sabe se que as suas postagens soam com o tom que o seu público espera?

estabelecendo a voz da sua marca nas redes sociais

Para entender melhor e ficar claro para você, vou explicar o que significa tom e voz dentro da rede:

  • Voz: o que a sua marca soa consistentemente nas redes sociais? Outra maneira para você entender isso e pensar sobre a personalidade da sua marca.

 • Tom: É realmente o tom de como você se comunica dentro da rede. (Ex: triste, alegre, sério, etc.)

Para saber como você estabelece a sua voz nas redes sociais, tente seguir um (ou os dois) dos exercícios:

  1.  Descreva sua empresa em três palavras. Qual dos três adjetivos descreve melhor quem é você?
  2.  Preencha os espaços em branco: “Nós somos ________ mas não __________.” Repita isso de quatro a cinco vezes para ajudar melhor a estabelecer quem é você ou a sua marca. Exemplo: “Nós somos sérios mas não somos aborrecidos”

Cada um desses processos pode começar a ajudar você para definir o que a sua voz soa em termos claros e simples.

Em seguida comece a pensar em seu público. Pergunte para você mesmo:

  • Qual a média demográfica para o nosso público?
  • Nós temos uma audiência profissional ou casual ?
  • Que tipo de problemas eu ou o nosso produto pode resolver?

Após responder essas perguntas, você vai encontrar a sua voz baseando-se em:

Seu público: para quem você escreve?

Sua escolha de linguagem: Pessoal? Profissional?

Seu tom: se ajustará para se adequar ao assunto.

Objetivo: o que as pessoas vão fazer para comprar ou conhecer seu produto?

Melhores estratégias de copywriting com aumento significativo em vendas

Muitas mudanças nas estratégias de empreendedorismo vem ocorrendo de acordo com o avanço tecnológico, mas o ponto principal continua o mesmo. O bom e velho texto nas redes sociais, persuasivos e bem elaborados funcionaram durante décadas e ainda funcionam.

Acredite você ou não, o maior responsável pelas vendas através das redes sociais continua sendo os poderosos gatilhos mentais através de textos bem elaborados. 

copywriting para redes sociais

Técnicas de textos para persuadir e vender nas redes sociais

Existem toneladas de técnicas de copywriting por aí. Inclusive, o Jordão Félix reúne as melhores técnicas em um E-book que você pode entender melhor sobre o assunto clicando aqui. No entanto, vou deixar aqui muitas estratégias que funcionam muito bem nas redes sociais. Caso você queira se aprofundar e ir muito mais além no assunto, vale apena dar uma conferida no material do Jordão Felix.

Técnica AIDA

Começando com a técnica mais lendária das estratégias de copywriting.

  • Atenção – Prenda a atenção do seu público com algo que seja difícil de acreditar (mas que seja real, como uma estatística interessante ou uma frase atraente).
  • Interesse – Após você conseguir captar a atenção do seu público, siga com uma frase interessante. Algum problema incomum que você ou o seu produto pode resolver.
  • Desejo – Envolva o seu público para que eles queiram receber o que você está oferecendo. Seja um conteúdo gratuíto como ebook, podcast, vídeo e até mesmo com o seu produto ou serviço.
  • Ação – Peça para seu público dar o próximo passo. Esse é um ponto muito importante onde você pode começar uma captação de e-mail ou até mesmo iniciar uma venda.

Fórmula de copywriting de 7 passos. Como aplicar?

Passo 1: Faça uma promessa com base no seu benefício mais importante. Você pode colocar isso no título principal ou no primeiro parágrafo. Exemplo: “como aprender inglês fluente em 7 dias”.

Passo 2: Amplie imediatamente esse benefício. Não perca a atenção do seu público após utilizar o passo 1. Continue com um gancho que de fato prenda a atenção ampliando os benefícios do seu produto ou serviço. Exemplo: “descubra como é possível aprender inglês fluente em sete dias usando apenas 5 técnicas infalíveis mesmo que você seja leigo no assunto.”

Passo 3: Informe ao leitor exatamente o que receberão. Eu gosto de dividir isso em 2 grupos de “o que eles obterão”: os tangíveis e os intangíveis. Os tangíveis são os componentes do próprio produto. Por exemplo, 37 vídeo-aulas HD e mais 5 módulos bônus. E os intangíveis são as mudanças em sua vida. Por exemplo, poder viajar o mundo usando a língua mundial, falada internacionalmente.

Passo 4: fortalece o passo 3 com prova.  A prova inclui depoimentos, endossos, estudos de caso e demonstrações de pessoas que já compraram seu produto ou serviço.

Passo 5: Informe ao leitor o que perderão se não adquirir o seu produto, serviço ou oferta. Lembre o seu público do desagrado de sua situação atual e ajude-os a ver seu futuro miserável se optarem por ignorar essa oferta.

Passo 6: Prepare-se para o fechamento, reforçando seus benefícios. Nesse passo, você terá que fazer o seu público ter extrema vontade de clicar na sua oferta. Seja ela direcionada para uma página de captura ou para finalizar a tão esperada venda do seu produto ou serviço.

Passo 7: Incite ação imediata. Elimine toda e qualquer objeção que impede o seu público de clicar e obter a sua oferta.

Comece a escrever melhor nas redes sociais. Não perca tempo e não deixe dinheiro na mesa

O segredo das vendas nas redes sociais é um texto com uma boa copy

Agora é hora de você começar a pensar de forma estratégica e criativa para alavancar suas vendas nas redes sociais. Se você chegou até o final desse post, você tem a orientação necessária que você precisa para começar a criar postagens que atinjam o seu público com sucesso.

O melhor de tudo é que nada disso é necessário um grande orçamento ou até mesmo uma grande equipe (claro que isso ajuda e muito). Tudo que é preciso é apenas um conhecimento na base de uma boa redação, com gatilhos mentais específicos para ajudar o seu público a tomar as decisões que você quer que elas tomem.

 

Fonte de pesquisa:

https://www.crazyegg.com/blog/stop-writing-boring-social-media-posts/

https://blog.kissmetrics.com/ultimate-home-page-headline/

Espero que esse conteúdo tenha ajudado você a melhorar suas postagens nas redes sociais, voltando para conversão. Seja conversão de páginas de captura, ofertas de produtos ou serviços e até mesmo para fortalecimento da sua marca. Se você tiver alguma dúvida, deixe abaixo nos comentários e não esqueça de nos seguir nas redes sociais. 

Quer criar um negócio lucrativo do zero ou aumentar as vendas online?

1 Comentário

  1. Marcelo Almeida

    muito bom conteúdo. Eu vim por tempos usando o facebook de maneira completamente errada e ficava a espera de resultados que nunca iriam vir.

Comentários não são permitidos.