Facebook Ads: o guia para criar uma campanha efetiva

Nesse artigo, vou orientar você que pretende aumentar suas conversões através do Facebook Ads, com técnicas e otimizações de anúncios. Fica comigo até o final desse artigo que preparei uma surpresa pra você que pretende alavancar suas vendas!

O Guia para criar uma campanha efetiva de Facebook Ads

Muita gente se engana ao pensar que no marketing digital, nas mídias sociais não será preciso investir em nada para ter resultados já que as mídias sociais são gratuitas. Isso não é totalmente correto.

Você sempre estará em um investimento constante, se não for em dinheiro, vai ser de tempo e energia. Especialmente na produção de conteúdo.

Talvez em função do crescimento de possibilidades de conseguir atrair clientes de forma orgânica (o que é muito bom), fez com que criasse um certo preconceito em fazer marketing através de tráfego pago. Ou que gastar com publicidade não é “o jeito certo” de se fazer marketing digital.

Na minha opinião é exatamente ao contrário. Investir em mídias online – como links patrocinados, Facebook Ads entre outras formas – é uma ótima maneira de acelerar o crescimento além de ser fundamental para gerar resultados de uma forma mais rápida no começo, quando você ainda não possua uma certa autoridade na web.

Por isso eu recomendo a compra de anúncios no Facebook através de uma ferramenta chamada Facebook Ads. Eu vou te ensinar a fazer anúncios no Facebook Ads como também maneiras de otimizar esses anúncios para você gerar mais resultados.

Como o Facebook Ads pode ajudar a construir minha posição no mercado?

Se você deseja fortalecer sua posição no mercado, o Facebook entende muito bem disso. Espero que você fique comigo até o final dessa leitura. Para você que busca entender a forma que o Facebook pode ajudar você e a sua marca pessoal, preparei uma surpresa e um conteúdo bem bacana para você!

Facebook Ads ou Google AdWords

Essa é uma dúvida muito comum para quem está começando agora no marketing digital e quer começar a criar suas campanhas de anúncios.

Quando eu comecei no marketing digital a minha principal dúvida era em qual mídia investir. Ficava em dúvida entre qual das duas me traria mais resultados.

Depois de um tempo de estudo e pesquisa entendi que são mídias de anúncios complementares. O Google AdWords coloca seu anúncio para quem já está buscando sobre determinado assunto. Encontrando uma demanda já existente. Enquanto Facebook é bom para criar uma nova demanda.

A ideia principal do Facebook Ads é atrair novos potenciais clientes. Clientes que ainda estão em um estágio de preparação e interesse para a compra.

Além disso o usuário pode curtir a página da empresa que fez o anúncio, podendo ser nutrida ao longo do tempo.

Outro tipo de necessidade em que o Facebook é excepcional é na segmentação por perfil. Você segmenta um anúncio com base no gênero, sexo, idade e região demográfica.

Definindo objetivos de anúncios

Antes de você começar a anunciar é preciso pensar especificamente o que você espera com o anúncio. Ter objetivos e metas claras. Ao meu ver, os grandes objetivos explorados no Facebook posso citar:

Branding/comunicados gerais

Como o próprio nome já diz, é uma campanha para comunicar a sua audiência de algo que aconteceu na sua empresa.

Se você alterou a logo da sua empresa, lançou um novo serviço ou produto ou até mesmo fez qualquer ação cujo o objetivo seja informar e comunicar algo para a audiência. Gerar conhecimento, fortalecer uma imagem ou posição desejada o Facebook Ads pode ajudar.

Criar uma audiência

Criar uma audiência nas mídias sociais é algo que costuma levar um bom tempo para que seja fortalecido. Você precisa de tempo para criar conteúdo de qualidade e estabelecer sua marca no mercado.

No entanto quando essa base é conquistada, os benefícios são enormes.

Se você já possuí um blog, canal no youtube, promove webinars essa base funciona muito bem para você comunicar lançamentos para os leitores.

O Facebook Ads é uma das formas que você pode usar para acelerar o alcance da sua audiência. Com investimentos relativamente muito baixos os anúncios no Facebook Ads ajudam a “turbinar” ainda mais o crescimento orgânico.

Dessa forma você consegue fortalecer sua posição de uma forma mais rápida no mercado.

Impactar e engajar sua audiência

Atualmente o Facebook usa um algoritmo de machine learning que baseado em diversos fatores filtra o que exibir para cada usuário. Por isso apenas uma pequena quantia do total de seus fãs vão ver o que você posta de maneira orgânica (sem pagar).

Ter campanhas no Facebook Ads é uma boa alternativa para impactar uma parcela maior das pessoas que já curtiram a sua página, para gerar um engajamento maior e fazer que suas publicações sejam exibidas para elas.

Promover Landing Pages

Esse é um dos pontos principais de promover anúncios no Facebook Ads. Aumentar o número de pessoas na sua lista promovendo landing pages.

Talvez esse seja um processo mais complicado se você estiver começando agora, mas aumentar o numero de leads de uma forma rápida com anúncios também é uma boa estratégia.

Trabalhar com e-mail marketing tem uma ótima conversão. Ainda mais se tiver pessoas bem segmentadas com o uso do Facebook Ads.

Estruturando campanhas

Vamos começar pela estrutura da campanha. A algum tempo atrás houve algumas mudanças no Facebook e é importante que você entenda para poder montar suas campanhas de anúncio.

O Facebook Ads possuí 3 níveis: campanhas, conjuntos de anúncios e anúncios.

Essas 3 divisões possibilitam focar melhor os anúncios para grupos específicos, ter um controle melhor sobre orçamento e cronograma, possibilitando analisar os resultados com maior facilidade.

Campanha

Na campanha, você deve escolher um objetivo específico que pode ser aumentar o numero de curtidas na sua página, direcionar visitantes para o se blog, gerar envolvimento com alguma publicação da página, etc.

Conjunto de anúncios

Dentro de cada campanha você pode criar diversos tipos de conjuntos de anúncios, de acordo com o segmento que deseja atingir. Por exemplo: uma campanha para gerar cliques em seu blog pode ter um conjunto de anúncios para pessoas do Rio Grande do Sul e outro para pessoas de São Paulo.

Para cada grupo de anúncios é possível definir orçamentos e um cronograma específico, o que permite um controle maior para o usuário.

Anúncios

No nível de anúncio é possível fazer variações de imagem, texto, links. Aqui são definidos os lances (valores de CPC – custo por clique – ou CPM – custo por mil impressões) e as definições de público alvo.

Diferentes tipos de anúncios

Existem diferentes tipos de anúncio e cada um deles dentro de seus objetivos. Essa configuração facilita para você criar seus anúncios e conseguir atingir seus objetivos. Abaixo vou falar um pouco sobre cada um deles:

Reconhecimento da marca

Tem como objetivo alcançar pessoas com a maior probabilidade de prestar a atenção nos seus anúncios e aumentar o reconhecimento da sua marca.

Alcance

Exibe seu anúncio para o maior número de pessoas.

Envolvimento

Faz mais pessoas verem a sua publicação ou a sua página e se envolverem. O envolvimento pode incluir comentários, compartilhamentos, curtidas participações no evento e obtenções da oferta.

Visualizações do vídeos

Promove vídeos para aumentar a conscientização sobre a sua marca ou projeto.

Tráfego

Esse tipo de anúncio envia mais pessoas para um destino, seja ele dentro ou fra do Facebook. Aqui é uma alternativa relevante para você enviar pessoas para o seu blog ou até mesmo landing pages, aumentando o tráfego para essas páginas.

Geração de cadastros

Esse anúncio que coleta informações de cadastros de pessoas interessadas no que você tem a intenção de oferecer. Funciona assim: o usuário clica no banner do anúncio e é direcionado para uma landing page para fora do Facebook, na qual preenche informações em troca de algum produto ou serviço.

Mas também é possível criar o famoso Lead Ads em que o usuário impactado pelo anúncio não precisa sair da rede social para fazer a conversão. Quando o usuário clicar no anúncio vai abrir um formulário que vem previamente preenchido com suas informações públicas do Facebook.

Para criar campanhas com Lead Ads é necessário ter uma página de política de privacidade de acordo com os termos do Facebook para deixar disponível para o usuário.

Conversões

Faz as pessoas executarem ações em seu blog ou aplicativo. Como adicionar informações de pagamento ou fazer uma compra. É necessário utilizar o pixel do Facebook para medir e rastrear as conversões.

Impulsionando publicações

Além das alternativas citadas ali em cima, também é possível impulsionar as publicações já existentes na sua página. Permitindo fazer anúncios de uma publicação que você já tenha postado. Bom para gerar mais engajamento.

Para impulsionar a publicação é necessário escolher o alvo, ou seja, o publico. Podem ser pessoas que já curtem a página e seus amigos ou um público específico. É possível escolher o público selecionando idade, gênero, localidade e interesses. Após feito isso você pode optar pela duração de tempo que a postagem seja promovida e definir seus orçamentos.

Instale o Pixel de conversão do Facebook Ads

O pixel do Facebook é um trecho de um código que permite medir, otimizar e criar públicos para a sua campanha.

Ao usar o pixel em suas campanhas você pode aproveitar as ações que as pessoas executam no site para tornar suas campanhas mais eficazes.

Com o pixel você pode:

  • Otimizar a entrega para as pessoas que são mais propensas a agirem 
  • Criar públicos semelhantes 
  • Contabilizar o número de conversões 

 

Relacionado: Descubra: 10 erros comuns que os afiliados iniciantes cometem

Conclusão

Entendo que a maioria das ditas que citei nesse artigo são adaptáveis dependendo do seu modelo de negócio e atuação.

Independentemente do tamanho da sua empresa ou marca e do mercado em que você atua, é possível aplica-las de forma a atingir seus objetivos.

O importante é ter persistência. Entender que criar uma campanha e não otimiza-la é um grande erro e tornara seu investimento em um custo sem retorno.

Espero que esse artigo possa ajudar você e/ou a sua empresa e marca a obter melhores resultados e atingir seus objetivos de negócio. 

Recomendo conhecer o curso Face Ads Poderoso clicando no link:       http://viverparaempreender.com/cursoads

 

Quer criar um negócio lucrativo do zero ou aumentar as vendas online?