Marketing de Afiliados: é possível começar do zero?

Se você chegou até esse post, provavelmente é porque está querendo começar a trabalhar com marketing de afiliados totalmente do zero. Não é mesmo? Nesse artigo vou falar sobre começar um negócio digital de verdade. Se você está pensando em trabalhar como afiliado para ganhar alguns trocados apenas, esse post não vai servir pra você.

É possível sim ganhar dinheiro promovendo infoprodutos. A única coisa que você vai ter que entender é que existem diversos tipos de afiliados. Entre eles: os que entram pra ganhar e os que entram pra tentar.

Se você é desse que quer entrar pra ganhar, esse artigo foi feito pra você!

É possível começar do zero? Descubra como começar

Quando me fazem essa pergunta eu respondo com outra pergunta. Por qual motivo você quer ingressar no no marketing de afiliados?

A resposta é sempre a mesma: – ganhar dinheiro!

Se as pessoas estão entrando no marketing de afiliados para ganhar dinheiro, você não concorda comigo que se você trabalhar por 8 horas diárias de segunda a segunda você também ganha dinheiro?

O marketing de afiliados é a mesma coisa porque também é uma profissão.

A única parte boa desse negócio é que você pode trabalhar de qualquer lugar. Levando toda a sua “empresa” em uma mochila.

Ao ingressar nessa nova profissão é como você abrir uma empresa do zero com a mínima noção básica e ir cada vez mais se aperfeiçoando. Mudando suas táticas ao longo do tempo, tirando o que não está dando resultado e acrescentando o que realmente da resultados.

Relacionado: Descubra: 10 erros comuns que os afiliados iniciantes cometem

Como começar do ZERO?

Bom, aí depende do que você chama de “zero”. Você sabe quais são os princípios básicos pra abrir uma empresa? Pois bem, para trabalhar com o Marketing de afiliados você também tem alguns princípios básicos para começar como em qualquer outro negócio.

Mas respondendo a sua pergunta. SIM! Você pode começar a trabalhar como afiliado do absoluto zero. Mesmo que você não tenha muita ou até mesmo nenhuma experiência. Diferente do mercado tradicional.

Inclusive eu comecei do zero e muita gente TAMBÉM. A MAIORIA COMEÇOU! E olha que eu não entendia NADA sobre o programa de afiliados e de marketing digital.

LEMBRE-SE: eu disse do ZERO, não sem nenhum investimento.

Esse negócio de fazer tudo de forma “grátis”, no mundo digital não funciona. Em nenhum lugar funciona!

Você já tentou abrir uma empresa sem pagar ou investir nada? IMPOSSÍVEL!

A diferença é que para você abrir o seu negócio digital e trabalhar como afiliado o investimento é muito pequeno e o risco é ZERO!

Você pode fazer o cadastro de graça em qualquer plataforma de afiliados e já se afiliar gratuitamente em qualquer infoproduto disponível, divulgar e receber suas comissões.

Mas esqueça isso de que você não vai precisar dedicar tempo e vai deixar tudo rodando no piloto automático. Você vai ter que por a mão na massa pra valer.

O que você precisa para começar a trabalhar com marketing de afiliados?

Então tendo em vista que você possua um computador ou notebook com internet (realmente eu acredito que você tenha haha). Abaixo vou citar os fatores principais que você precisa antes de começar:

  1. Organização de horários e disciplina 
  2. Escolher um, eu disse, APENAS um nicho de mercado para divulgar
  3. Conhecer as plataformas de afiliado e os infoprodutos disponíveis
  4. Ter um blog (não é obrigatório, mas é ESSENCIAL)
  5. Trabalhar as suas mídias sociais (facebook, entre outras que se encaixar com seu público)
  6. Mentalidade de empreendedor

 

Trabalhar online é relativamente simples mas não é fácil. Você não precisa dominar nenhum super-poder ou alguma habilidade especial pra construir o seu portal de afiliados online e começar a receber suas comissões.

1. Organização de horários e disciplina

 

A organização de horários e a disciplina são importantes para a nossa produtividade. Inclusive se você deseja a trabalhar com marketing de afiliados. A produtividade está relacionada a eficiência. Aproveitar o seu tempo e recursos para efetuar as tarefas que realmente devem ser feitas dentro do tempo determinado por você.

Estabeleça metas

Imagine que você vai trabalhar sem patrão. Sem ter alguém ali te cobrando o tempo todo e o melhor de tudo isso é que você vai desempenhar as tarefas em casa. 

Como em outro empreendimento, estabelecer metas é essencial para o cumprimento de todas as suas tarefas dentro do seu tempo de produtividade evitando qualquer outro tipo de distração.

Seja uma pessoa disciplinada se quer obter melhores resultados em qualquer atividade que vá desempenhar.

2. Escolher APENAS um nicho de mercado

Esse também é um dos fatores importantes e mais fundamentais que você precisa ter em mente antes de começar o seu negócio de marketing de afiliados.

Muitos afiliados, principalmente quem está começando, cometem um erro grave na escolha do nicho de mercado.

Pense nisso antes de pensar em colocar seu portal no “ar”.

Escolha um nicho que você já tenha algum conhecimento. E se não tiver conhecimento em nenhuma área (coisa que eu acho difícil de acontecer, mas pode acontecer), procure um assunto que você goste e tenha interesse.

O marketing de afiliados, proporciona mais qualidade de vida em questão de tempo. Trabalhar no nicho que realmente gosta. Para a construção de um negócio sólido listei 3 fatores:

  • Persistência: todos nós sabemos que nada acontece do dia para noite. Para obter êxito nos resultados temos que seguir em frente, mesmo que tudo pareça desafiador. Persistir em meio as dificuldades e vencer o desânimo é a chave do sucesso.
  • Dedicação: o grau de dedicação que você coloca em seu projeto e a um objetivo é o que vai fazer toda a diferença entre obter ou não o resultado esperado.
  • Consistência de conteúdo: você vai ter que passar muito tempo (pra não dizer: o resto da sua vida) produzindo conteúdo sobre o nicho escolhido para a sua audiência. Acredito que você não esta afim de ficar produzindo conteúdo sobre um assunto do qual não tenha interesse, não é mesmo?!

 

Relacionado: Nicho de Mercado: 5 passos para você acertar na escolha

 

3. Conhecer as plataformas de afiliado

Claro que se você deseja trabalhar com marketing de afiliados, o básico é conhecer as plataformas que disponibilizam produtos digitais para que você possa vender e ganhar suas comissões. Atualmente existem diversas plataformas, mas vamos focar apenas nas 3 plataformas mais utilizadas pelos top players do mercado.

Hotmart: a Hotmart possuí um sistema de membros. Facilitando a vida do produtor ao criar um curso onde somente pessoas autorizadas tem acesso. É uma boa pedida pra quem quer criar seus próprios cursos e integrar de maneira gratuita na Hotmart. A Hotmart tem uma variação de infoprodutos muito grande por ser a mais velha no ramo de produtos digitais. A unica preocupação sua com a Hotmart vai ser sacar suas comissões para sua conta bancária. Pois ela integra com sistema de pagamento automatizada. Facilitando a vida do produtor e do afiliado, além de contar com a Hotmart Club. Que nada mais é do que um curso com uma série de vídeos gratuitos para facilitar o entendimento do produtor e afiliado dentro da plataforma digital.

[clique aqui para conhecer melhor o Hotmart]

  • Eduzz: a Eduzz funciona como a Hotmart. Porém ela faz uso de um sistema chamado “funil infinito”, que nada mais é que se a pessoa clicou no seu link de afiliado e fez a compra dali 1 ano, você receberá sua comissão da mesma forma. Diferente da Hotmart que possuí, dependendo do produtor, poucos dias para guardar as informações de cookies. O único ponto negativo da Eduzz é a pouca diversificação de infoprodutos.

[clique aqui para conhecer melhor a Eduzz]

  • Monetizze: e por último, a ultima plataforma que foi lançada no mercado recentemente onde uma grande quantia de afiliados e produtores migraram para a mesma. Funciona da mesma maneira que as duas citadas logo acima e também vem sendo uma boa pedida para produtores e afiliados.

[clique aqui para conhecer melhor a Monetizze]

4. Construir um Blog

Não é obrigatório você trabalhar na construção de um Blog. Mas se quer construir um negócio realmente sólido, o blog não deve ser ignorado.

Digamos que você queira trabalhar sem Blog. Apenas com anúncios no Facebook ADS e no Google Adwords mandando tráfego direto para a pagina de vendas ou funil do produtor. Não terá nada de errado nisso. Mas se você acabar tendo sua conta bloqueada pelo facebook, terá perdido junto a oportunidade de construir o seu maior ativo.

Construção de Lista

Quem já trabalha como afiliado sabe que o único ativo é sua lista de Leads (contatos). Através das páginas de captura, onde a pessoa chega e deixa o e-mail para receber “x” recompensa em troca.

Com essa lista segmentada, você vai saber quais produtos divulgar através de e-mail marketing. De forma automatizada e programada por você. O blog sempre vai ser o ponto central. Definitivamente vai ser o “escritório da sua empresa”.

Você vai construir audiência através de trafego orgânico (ou até mesmo pago). Produzir conteúdo que agregue valor. Capturar os e-mails das pessoas que visitam seu blog para dar mais conteúdo de valor. Linkando suas redes sociais e canal no youtube caso também tenha.

Com toda a certeza, um blog vai aumentar relativamente seus faturamentos.

5. Trabalhar suas mídias sociais

Lembra que la no começo falei que um dos fatores principais é a consistência de conteúdo? As pessoas estão cada vez mais conectadas em algum tipo de comunidade. Seja elas: Facebook, Twitter, Google+, Linkedin, Snapchat entre outras tantas que existem.

Então é indispensável você fazer uso delas para produzir mais conteúdos, aumentar sua audiência e levar mais tráfego para seu Blog e até mesmo canal no YouTube.

 

[Descubra o por que deixar de lado o uso de vídeo marketing pode prejudicar o seu negócio]

 

O uso do YouTube também é uma ferramenta chave para o seu programa de afiliados. Se você não usa, está deixando dinheiro na mesa.

6. Mentalidade de Empreendedor

E a ultima mas não menos importante, é ter a mentalidade de empreendedor.

 “Empreendedores são aqueles que entendem que há uma pequena diferença entre obstáculos e oportunidades e são capazes de transformar ambos em vantagem”.

– Maquiavel

“Se você criar um valor incrível e fornecer informações que podem mudar a vida de outras pessoas – e sempre manter o foco sobre o serviço – o sucesso financeiro virá como consequência”.

– Brendon Burchard

 

Conclusão

Deu pra você notar que trabalhar com marketing de afiliados relativamente é fácil, porém, não é simples. Esses foram apenas os conceitos básicos para você modelar sua mente e dar início ao seu novo projeto.

Vimos que você precisa:

  • Organizar seus horários e manter disciplina
  • Estabelecer suas metas diárias
  • Escolher apenas um nicho para manter o foco e consistência 
  • Conhecer as plataformas de afiliado
  • Construir um blog se quiser realmente levar a sério
  • Capturar E-mails para construir uma lista
  • Trabalhar suas mídias sociais
  • Ter mentalidade de empreendedor

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais!

Quer criar um negócio lucrativo do zero ou aumentar as vendas online?